Comunicado à Comunidade Acadêmica do CODAI e Sociedade

O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI/UFRPE) anuncia que esteve trabalhando para, a partir do dia 05 de agosto, retornar às atividades de ensino referentes ao primeiro semestre de 2020, de forma remota. Para essa decisão, várias ações foram realizadas, e outras estão em andamento. Temos desenvolvido planos e estratégias, que foram baseados nos resultados obtidos a partir de pesquisas realizadas para termos noção sobre a situação dos estudantes, técnicos e professores, com relação ao uso de recursos e acessibilidade tecnológicas. Uma das primeiras iniciativas foi a criação do Ambiente Virtual de Ensino e de Aprendizagem do CODAI.

Na missão do CODAI, está a promoção de uma educação básica, profissional e tecnológica com fundamento no princípio da inseparabilidade entre as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão e no compromisso com uma prática cidadã, inclusiva e ética. Esses valores orientam e orientaram as decisões tomadas pela instituição, nesse momento de pandemia. O CODAI tem estudantes de realidades diferentes, a exemplo dos sem acessibilidade digital, estudantes com limitado pacote de dados, entre outras situações. Diante disso, o contexto exige ações diferenciadas para oferecer condições possíveis de universalidade da educação. Assim sendo, o calendário acadêmico foi readequado e construído em três ciclos (2020.2 / 2021.1 / 2021.2), de maneira a minimizar os impactos educacionais para os nossos estudantes.

É importante destacar que o retorno das atividades de forma remota não deve ser confundido com Educação a Distância (EaD) e nem ser restrito à mediação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Nesse sentido, a distribuição de apostila didática e a proposição de atividades assíncronas (que não precisam ser realizadas simultaneamente às aulas), por exemplo, também são compreendidas como atividades remotas. A apostila didática será disponibilizada, mensalmente, aos estudantes sem acessibilidade digital e, portanto, entregues no CODAI Centro. As coordenações de curso informarão o calendário de entrega do material, com antecedência. A retirada do material didático poderá ser feita pelo estudante, pais ou responsáveis.

Quanto ao ambiente virtual do CODAI, a Comissão de Planejamento e Apoio Pedagógico ao Ensino Remoto e Transição para o Ensino Híbrido, juntamente com os Coordenadores de Curso, irão promover a capacitação dos estudantes para o uso do Ambiente Moodle CODAI. A operacionalização das medidas será avaliada periodicamente pela direção pedagógica, de modo que os processos de ensino e de aprendizagem sejam realizados de forma adequada, garantindo a inclusão de todos.

Importante destacar que nos últimos meses, quando as atividades presenciais e as aulas foram suspensas, o CODAI promoveu encontros dialogados com pesquisadores da área da educação tecnológica referentes às modalidades de ensino remoto e online para os docentes e técnicos; promoveu mais de 08 capacitações voltadas para o ensino remoto com o uso do Ambiente Moodle para os professores; realizou levantamento para saber quais estudantes estão com dificuldades de acesso digital; instituiu grupos de trabalhos para pensar/desenvolver o plano de transição para o ensino remoto. A maioria dos nossos docentes também participaram do I Seminário Virtual da UFRPE sobre ensino-aprendizagem online, trazendo amplo conhecimentos a respeito de ferramentas de TIC e Metodologias Ativas. Além disso, foram planejadas e desenvolvidas outras ações de estruturação/ adaptação a esse novo panorama bem como atividades de pesquisa e extensão.

Preocupado como o bem-estar da comunidade acadêmica, o CODAI/UFRPE, sob a coordenação do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) está promovendo, entre os dias 22 de julho a 19 de agosto, o I Ciclo de Conversa Virtual do CODAI, com o tema “Atividade física, saúde e bem-estar em tempos de Pandemia”. Estudiosos/as e pesquisadores/as foram convidados para dialogar temas, tais como: qualidade do sono, imunidade, autoconhecimento, práticas de dança terapia, respiração e outros cuidados com a saúde física e mental, todos com o olhar voltado para a aprendizagem on-line em tempos de pandemia.

Ademais, servidores técnico-administrativos de diversas áreas continuaram/continuam trabalhando intensamente de forma remota, o que é imprescindível para manutenção do funcionamento da instituição. O CODAI/UFRPE continua comprometido com a educação, construída sob os valores da responsabilidade socioambiental, empatia, inclusão, ética e cidadania.

Embora o momento seja de aflição por causa da pandemia, tudo isso vai passar e, muito em breve, estaremos todos juntos presencialmente!

Retomada das aulas (ensino remoto) em 05/08 (quarta-feira).

Atenciosamente,

Michel Saturnino Barboza