Pós-Técnico em Agropecuária com Especialização em Cana de Açucar

O Curso

O curso Pós-Técnico em Agropecuária com Especialização em Cana–de-Açúcar foi implantado na modalidade presencial no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai) desde 2008, e está de acordo com as Portarias SEMTEC/MEC Nº 30, de 23/03/2000, o seu Plano de Curso obedece ao formato exigido pelo Sistema de Informação da Educação Profissional/Cadastro Nacional de Cursos de Educação Profissional de Nível Técnico.

 

Qual o objetivo do curso?

O Curso visa a especializar técnicos agropecuários no manejo da lavoura canavieira, possibilitando eficiência técnica na sua profissão, junto às empresas do setor sucro-alcooleiro da Região Nordeste.

 

Onde o curso é ministrado?

O Curso é realizado na Estação Experimental de Cana-de-açúcar do Carpina (EECAC/UFRPE), que detém forte tradição em pesquisas agroindustriais canavieiras, numa área cultivada de 256 ha, contando com instalações laboratoriais, oficinas, auditório, biblioteca setorial e alojamentos.

 

Qual a carga horária?

A carga-horária do Curso é de 450 horas/aulas mais 200 horas/aulas de estágio supervisionado.

 

Como ingressar?

Essa seleção é feita por meio de edital publicado através dos meios de comunicação, em que constarão o número de vagas, período e local das inscrições, sendo, no momento, ofertadas 25 vagas em turno matutino. Com relação ao processo seletivo, o candidato ao Curso Pós-técnico em Agropecuária em cana-de-açúcar, submeter-se-á a uma prova escrita de conhecimento técnico, apresentação de currículo e entrevista. O corpo docente do Curso é composto por professores do Codai, da própria Estação de Cana-de-Açúcar da Universidade Federal Rural de Pernambuco e de convidados de órgão públicos federais e estaduais e de empresas privadas. Os requisitos para o ingresso é ter concluído o Curso Técnico em Agropecuária e/ou Técnico Agrícola e participar de processo seletivo.

 

Qual o organização do curso?

O curso é composto por 18 módulos técnicos relativos à lavoura canavieira, que vão desde a fisiologia da cana-de-açúcar, pedologia do solo, manejo do solo até irrigação, cultivo e colheita da cana-de-açúcar, além disso o curso oferece a oportunidades de aulas práticas que são realizadas em visitas agendadas ao parque industrial do setor sucro-alcooleiro, que inclui usinas, destilarias, etc.

 

Situação:

O curso está temporariamente suspenso.